Ensino da rede pública em São Paulo é pior que em 2009
Avaliação
do governo do Estado mostra que apesar de ligeira recuperação índices
de 2012 são menores que os de 3 anos antes nos anos finais do ensino
fundamental e do médio
iG São Paulo
O ensino
fundamental e médio da rede estadual de São Paulo está pior em 2012 do
que três anos antes. Segundo dados divulgados pelo governo na
sexta-feira à noite, o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado
de São Paulo (Idesp) – que combina os resultados dos alunos em provas de
português e matemática com indicadores de aprovação, reprovação e
abandono – do 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio não
conseguiu sequer repetir o resultado obtido em 2009 . Só houve evolução nos anos iniciais.
No ensino médio, embora a secretaria de educação comemore que o Idesp de 1,91 de 2012 é uma melhora em relação a 2011 ,
quando foi de 1,78, é inferior à média de 2009, que foi de 1,98. Pelos
resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de
São Paulo (Saresp), cujas provas foram em novembro, isso significa que
apenas 0,5% dos alunos têm nível avançado em língua portuguesa, 26,3%
tem conhecimentos adequados, 38,8% estão no nível básico e outros 34,4%
aprenderam menos que o básico para a etapa. A média obtida pelos alunos
foi de 268,4, em escala que vai até 500. Em 2009, era de 274,6 pontos.
Em matemática, o desempenho também foi ruim: 0,3% dos alunos estão no
nível avançado, 4,5% adequado, 39,4% básico, e 55,8% abaixo do básico. A
média foi de 270,4 na 3ª série, uma leve oscilação para mais ante 2009
(269,4).
Ao final do ensino
fundamental, a piora no desempenho é ainda mais preocupante, porque
embora tenha se recuperado em 2011, voltou a cair em 2012. O Idesp era
de 2,84 em 2009, diminuiu para 2,52 em 2010, aumentou em 2011 para 2,57 e
voltou para 2,50 em 2012. Em matemática, os alunos testados obtiveram
nota 242,3, uma queda de 2,9 pontos em relação a 2011. A proporção de
estudantes com nível abaixo do básico na disciplina aumentou, saltando
33,8% para 36,6%. Somente 9,1% sabem o adequado e 1% estão avançados. Em
português, a média foi de 227,8 no 9º ano. Sabem o básico 55,9% dos
alunos, enquanto 28,5% nem chegam a isso. Tem conhecimento adequado
14,9% e avançado, 1,6%.
Avanço no fundamental 1
O único cliclo em que
houve evolução em todos os anos desde 2009 foi o dos primeiros anos do
ensino fundamental. O Idesp dos alunos do 5º ano era de 3,86 em 2009,
passou para 3,96 (2010), 4,24 (2011) e 4,28 (2012). Sabem o básico nesta
etapa em português 33,6% dos alunos, e 33,5% tem conhecimentos
considerados adequados, enquanto 14,8% tem nível avançado. O índice de
quem está abaixo do básico é de 18,1%. Em matemática, tem nível avançado
9,7% dos alunos, adequado, 27,1%, básico, 35,4% e abaixo do básico,
27,9%.
DO Blog Advivo
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