sábado, 2 de julho de 2011

Morre Itamar Franco, verdadeiro ‘Pai’ do Plano Real

02/07/2011 - 13h42 (Ocimar Barbosa)
Imagem(s): Site do Governo Federal
Itamar Franco o pai e  criador do plano real
O senador mineiro e ex-presidente da República, Itamar Augusto Franco (PPS) faleceu neste sábado (2) em São Paulo, após estar internado desde 21 de maio para tratamento contra leucemia. O senador faleceu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde nos últimos dias, teve seu estado de saúde agravado devido a uma pneumonia.

Itamar Augusto Cautiero Franco fez 81 anos há quatro dias. Nasceu em pleno oceano, durante uma viagem de navio entre Salvador e Rio de Janeiro, no dia 28 de junho de 1930. Adotou Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde passou grande parte da sua vida, inclusive lugar de seus primeiros passos na política.

Um nacionalista raro

Quem não se lembra do episódio de Furnas em 1999, quando o então governador mineiro ameaçou desviar os rios, em represália a tentativa de Fernando Henrique que anunciava seu intento de privatizar as centrais elétricas?

Itamar teve uma carreira política quase que impoluta, sendo considerado um dos maiores líderes da política mineira em todos os tempos. De franqueza  incorrigível, foi autor de frases de efeito e posturas nacionalistas que fizeram com que sua popularidade aumentasse com o decorrer dos anos.

Foi eleito senador em 1975, e reeleito para o mesmo cargo mais três vezes. Entrou para o PMDB na década de 80, e em 1990, compôs como vice-presidente a chapa de Fernando Collor de Mello (PRN) que venceria Lula na disputa pela presidência do pais.

O presidente que mudou a história

Com a cassação de Collor em 1992, passou a ser o Chefe de Estado de um país mergulhado na dúvida e pessimismo de uma auto estima empobrecida devido aos escândalos de corrupção, e com uma alta taxa de desemprego e inflação. Era o pior momento da economia brasileira! Na época, em 1994, a hiperinflação brasileira chegou a atingir o índice de  46,58% ao mês.

O novo presidente chamou pra si a responsabilidade de criar uma nova política monetária, mas  junto ao antigo Cruzeiro Real (moeda vigente) promoveu a entrada de um indexador denominado URV (Unidade Real de Valor) que serviu para a transição da nova moeda que viria depois: o Real.

Ao entregar o cargo ao seu sucessor em janeiro de 1995, Fernando Henrique Cardoso, Itamar saia com o prestígio de uma alta aprovação popular. Foi designado, logo em seguida, embaixador do Brasil em Portugal e posteriormente na OEA (Organização dos Estados Americanos), em Washington.

Mais tarde, voltaria a se candidatar ao governo de Minas gerais, onde venceu com facilidade e fez seu sucessor, Aécio Neves.

Itamar Franco está sendo velado em Juiz de Fora, depois segue para Belo Horizonte.
Fonte:AGORA VALE
Griffo Nosso:
Conforme o texto muito bem elaborado pelo Jornal Vale Itamar Franco estabilizou a economia ,mas FHC e Serra  levaram  a fama ,depois do 1º governo FHC(1994 -1998)Itamar que era para disputar a presidencia em 98 ,mas foi traído por FHC que ele havia apoiado em 1994,pois FHC (com denuncias de compra de votos)APROVA A EMENDA DA RELEIÇÃO ficando mais tempo no poder e Itamar não pode disputar pelo PMDB teve que candidatar-se ao governo de Minas,que depois foi sucedido em 2002 coincidentemente por outro Tucano: o Ditador Aécio Neves.

2 comentários:

  1. Esse foi o melhor presidente que esse país já viu.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil nasceu em 1994 com Itamar Franco, e esta próximo a morre pre maturo em 2014, com a Dilma e o Lula.

    ResponderExcluir