quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Governo do PSDb de Serra e Alckmin discrimina professora por Obesidade


Vídeo do Canal do Youtube censurado,vaja abaixo o vídeo Original

Geraldo Alckmin diz que recusa a docentes obesas não é “questão de aparência”

Governador comentou caso de cinco aprovadas em concurso que teriam sido barradas no exame médico por conta do peso
Cinthia Rodrigues (iG São Paulo)
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, admitiu nesta manhã que obesidade pode ser motivo para barrar a contratação de professores. Questionado sobre cinco profissionais que denunciaram ao jornal Folha de S.Paulo não terem sido aprovadas no exame médico por conta do peso, ele afirmou nesta manhã que “não é uma questão de aparência, mas legal”.
Segundo ele, os critérios técnicos são estabelecidos pelo estatuto do funcionário público, que exige “aptidão física”. O governador, no entanto, disse que cabe recurso. “Caso o resultado do exame de saúde tenha sido considerado injusto, as pessoas podem recorrer. Se houver algum erro será imediatamente corrigido.”
De acordo com a reportagem, cinco mulheres com peso entre 90kg e 114kg, que haviam passado por concurso para efetivação na rede foram reprovadas no exame médico. Duas delas teriam ouvido dos médicos que a obesidade as reprovaria.
Ao todo, o Estado aprovou 9.304 novos professores aprovados em concurso no ano passado.
O sindicato dos professores (Apeoesp) divulgou nota de indignação com a decisão de impedir a contratação de obesas. “Nós temos reivindicado que o governo de São Paulo convoque todos os 56 mil aprovados no recente concurso e que realize mais concursos públicos para docentes na rede estadual, tendo em vista que faltam professores de diversas disciplinas e que não é mais possível manter um contingente tão elevado de professores não efetivos na maior rede de ensino do país. Entretanto, além de não atender nossa reivindicação, o governo estadual ainda utiliza justificativas inaceitáveis para impedir que candidatos aprovados tomem posse.”, afirma a nota.
O secretário de Educação, Herman Voorwald, não quis falar sobre a questão da obesidade e disse que esta é uma questão da Secretaria de Gestão, responsável pelas contratações.
Vergonhoso ,é a elite do PSDB preconceituosa em vez de avaliar o mérito da pessoa(que foi aprovada no concurso),avalie aparência e depois com a cara de pau de negar,Vamos ver se a justiça vai se calar mais uma vez,pois o que eles gostam é de contratar professores temporários para poderem impor suas regras e a Educação estadual cada vez mais um fracasso. Vejam Mais 
Atualização 1
No mesmo concurso no dia 4 candidatos também reclamaram de uma suposta discriminação por Miopia vejam:
Professores selecionados em concurso da rede estadual afirmam que também foram reprovados na perícia médica, mas por uso de óculos. Anteontem, a reportagem relatou o caso de cinco professores que disseram ter sido vetados nesse mesmo concurso --que selecionou 9.304 docentes-- por serem obesos.
Atuando como temporária com estabilidade no Estado há três anos, Andressa dos Santos, 27 anos, diz que foi reprovada pela perícia por ter de trocar as lentes dos óculos. Ela tem 1,75 grau de astigmatismo e 0,75 de miopia.
"Segundo o médico do Departamento de Perícias Médicas do Estado, os meus óculos estavam ultrapassados. Passei em consulta com outro oftalmologista, e ele disse que não tenho problemas na visão que justifiquem o fato de eu não poder exercer meu trabalho", afirma a professora, que questiona o fato de estar apta apenas para atuar como temporária.
Fonte:http://www.agora.uol.com.br/trabalho/ult10106u870459.shtml
e
http://dilmanarede.com.br/jorgemendes/dilma-e-mercadante-neles/professores-miopes-dizem-que-foram-barrados-pelo-governo-de-sp
É um Absurdo até quando ?
Trata-sede um concurso de beleza ou um concurso de professor?

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir