sexta-feira, 17 de junho de 2011

Por que as pessoas que necessitam trabalhar para pagar as suas contas não têm direito a fazer Mestrado?

Artigo enviado ao Blog via Formulario para Contato  pela leitora Marina da Costa Ferreira(marina-costa@uol.com.br),protestando contra os cursos de especialização nas faculdades públicas do estado que não oferecem cursos noturnos(horário compatível à população trabalhadora,ficando à disposição apenas dos que não precisam trabalhar como a caracteristica dos governos Tucanos).
vejam abaixo a opinião dela na ìntegra que nos foi enviada:
"Por que as pessoas que necessitam trabalhar para pagar as suas contas não têm direito a fazer Mestrado? 
Todas as Universidades Públicas do Estado de São Paulo, possuem cursos de pós-graduação, lato sensu e/ou stricto sensu.
No município de São Paulo, a maior universidade do país a USP, oferece tanto cursos de Mestrado, quanto de Doutorado, entretanto a maioria esmagadora destes cursos tem aulas concentradas no período diurno, de modo que se torna inviável que pessoas que necessitem trabalhar durante o horário comercial possam cursar a grande maioria dos cursos de Mestrado da USP.
Assim, surge a questão: Por que não existe acesso àqueles que trabalham e precisam trabalhar aos cursos de Mestrado? Tais pessoas não poderiam dedicar o período noturno e os finais de semana as atividades acadêmicas?
Habitualmente, quem trabalha, o faz por necessidade. Quando o estudante não tem necessidade de trabalhar e pode se dedicar integralmente aos estudos e pesquisas acadêmicas é realmente louvável, mas e os demais, devem ser excluídos dos processos de aprendizagem, pesquisa e aprimoramento? A sociedade como um todo não deveria ter direito a Educação?
Um profissional não tem direito a se qualificar e se aprimorar num curso de Mestrado, sem ter que pagar altíssimas quantias por isso?
A Universidade pública em si é elitista e seus cursos de Mestrado e Doutorado asseguram, ainda mais a desigualdade, uma vez que, quem é pobre e tem que trabalhar, no período diurno, não pode estudar num curso de pós-graduação stricto sensu, que seja gratuito.
Do total de cursos de Mestrado da Universidade de São Paulo, quantos podem ser cursados no período noturno, sem que o aluno tenham que pagar pelos mesmos? Quantos cursos , por exemplo por cursos o Mestrado inteiramente no perído noturno?
Por que não mudar? Por que segregar? Por que negar a oportunidade, para aqueles que raramente às têm? Por que as pessoas que necessitam trabalhar para pagar as suas contas não têm direito a fazer Mestrado? Um curso de mestrado pode trazer imensa riqueza a qualquer profissional e inclusive dar maiores chances àqueles que necessariamente precisam se inserir no mercado de trabalho.
Como em outros tantos ramos da sociedade a Universidade Pública perpetua a desigualdade e um circulo vicioso no qual muitos não se têm bons empregos, porque não se qualificaram e não se qualificaram adequadamente, porque não deixaram de estudar ou não puderam se especializar e não puderam se especializar porque precisam trabalhar para sobreviver.
Há dois caminhos a seguir: Propor mudanças ou Garantir a falta de oportunidades.

4 comentários:

  1. Olá ! Infelizmente não são apenas as faculdades públicas que tem horários ridiculos para cursos de Mestrado/Doutorado.
    Eu enviei o e-mail abaixo para a PUC e fui completamente ignorada:
    ----------------------------------------
    De: Daniela Euzebio
    Enviada em: Monday, June 27, 2011 3:35 PM
    Para: 'ancpto@pucsp.br'
    Assunto: Mestrado

    Boa tarde !

    Gostaria de manifestar meu profundo desapontamento quanto aos horários das aulas de mestrado que a PUC oferece.

    Eu quero cursar mestrado para dar um redirecionamento em minha carreira, ampliar meus conhecimentos e conciliar a técnica cotidiana à teoria e, futuramente, vir a lecionar em alguma universidade.

    Como qualquer profissional, trabalho atualmente em horário comercial (segundas-feiras às sextas-feiras, das 09:00hs às 18:00hs) e tenho extrema dificuldade em me ausentar da empresa para estudar. Infelizmente não posso deixar meu emprego para dedicar-me exclusivamente aos estudos...

    Devido aos horários incoerentes do mestrado, sinto-me excluída de qualquer tentativa em cursar o mestrado na PUC pois, infelizmente no Brasil, grande maioria das empresas não liberam seus funcionários para estudar em horário comercial.

    Solicito que a PUC considere fortemente a possibilidade de aulas aos sábados ou exclusivamente em períodos noturnos para que qualquer pessoa interessada tenha acesso ao estudo e ao aprimoramento contínuo.
    --------------------------------------------

    Lamentável....

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo! Palhaçadaaa!! e lá se vai o art.5 da CF...

    ResponderExcluir
  3. Estou passando pelo mesmo problema e todas elas "as faculdades" hoje em dia são apenas no período diurno, dificultando para aqueles que necessitam trabalhar. É rídiculo esse nosso País.

    ResponderExcluir
  4. Vale a pena lembrar que os políticos do atual poder são esses defendidos por esse blog e que também, não fazem ABSOLUTAMENTE NADA para melhorar a educação. Segurança então dá até raiva de comentar.

    ResponderExcluir