terça-feira, 22 de março de 2011

INSegurança Pública : Geraldo Alckmin fecha 96 delegacias em SP

Pacote inclui fechamento de distritos policiais em cidades pequenas, onde a PM cuidará dos casos menos graves
Objetivo, segundo o governo, é otimizar o emprego dos recursos públicos e melhorar a qualidade do serviço

DE RIBEIRÃO PRETO
O governo de São Paulo deu início a um pacote de mudanças na estrutura da segurança pública no Estado que deve afetar praticamente todas as 645 cidades paulistas e a forma de trabalhar das duas polícias estaduais.
A "reengenharia" do governo prevê o fechamento de delegacias nas cidades com menos de 10 mil habitantes e a aglutinação de distritos nas cidades de maior porte, o que inclui a capital.

Nas cidades pequenas, 43% dos municípios paulistas, a PM vai registrar boletins de casos de menor gravidade -que dispensam ação imediata dos investigadores.

Policiais civis que ficarão nas grandes cidades serão acionados quando houver crimes mais graves, como homicídios e flagrantes.

A reestruturação prevê a criação de polos -como se fossem superdelegacias- para atender a população.

Com o fechamento de pelo menos 96 delegacias no interior, 279 cidades ficarão sem unidades da Polícia Civil. O governo quer completar as mudanças até o final do ano.
"Há cidades que registram 80 ocorrências num ano", disse o delegado-geral, Marcos Carneiro Lima. "Isso não significa que elas deixarão de ser prestigiadas."

O plano incluiu a transferência do Detran para a Secretaria de Gestão Pública e a transferência de 1.349 policiais do órgão para a pasta da Segurança Pública.
O objetivo do governo, é otimizar o emprego dos recursos públicos e melhorar a qualidade do serviço de seus 35 mil policiais civis.

O governo iniciou a reestruturação em pelo menos 12 cidades. São João da Boa Vista, por exemplo, com 83 mil habitantes, ficará com apenas uma das seis delegacias existentes. Até agora, quatro já foram fechadas, inclusive a Delegacia da Mulher.
REGISTRO INTEGRADO

Dentro dessa "reengenharia", o policial militar passará a registrar ocorrências num sistema integrado que os delegados acessarão.

Segundo o comandante da PM, coronel Álvaro Camilo, "num futuro próximo", todos os policiais militares registrarão BOs no carro oficial.

O presidente do Sindicato dos Delegados, Jorge Melão, disse ser favorável à aglutinação. Para ele, a instalação de delegacias nunca havia atendido critérios técnicos.
Fechamento de delegacias causa protesto no interior
Em São Carlos, desativação de dois distritos policiais nesta semana surpreende moradores e autoridades
Para vereador, medida dificulta o acesso da população ao serviço policial; Campinas centralizou flagrantes
DE RIBEIRÃO PRETO
O fechamento de duas delegacias nesta semana em São Carlos (232 km de SP) surpreendeu moradores e autoridades. Eles dizem que o governo vai na contramão do que deseja a população.

As delegacias extintas foram incorporadas a duas outras, o que irritou uma das associações de moradores.

O vereador Normando Lima (PSDB), disse que a mudança dificultará o acesso da população. "O certo seria ter mais delegacias. A Justiça tem que mostrar suas garras, e não se retrair", disse.
ASSALTO

Na segunda-feira -primeiro dia útil após o fechamento das delegacias-, a casa em frente a uma das unidades fechadas foi assaltada durante a noite. A família foi feita refém por uma hora e meia. Os bandidos levaram dinheiro, objetos e um carro das vítimas.

O presidente da associação de moradores do Jardim Santa Paula -onde ficava a delegacia-, Nivaldo Nale, 66, disse que o fechamento da unidade é "uma perda importante". "Temos sofrido muitos assaltos e nossa esperança era a polícia. Agora, mais longe, será difícil".

Em Campinas (93 km de SP), a tentativa de implantar o projeto entre 2009 e 2010 deu errado após uma onda de protestos. Diante do impasse, a saída foi criar a Central de Flagrantes. Em funcionamento desde maio, a unidade é responsável por receber todas as ocorrências em flagrante durante a noite, em feriados e também nos finais de semana. (VBF)
Reestruturação é paliativa, diz sociólogo
DE RIBEIRÃO PRETO
O coordenador do Centro de Pesquisas em Segurança Pública da PUC-MG e do instituto Minas Pede Paz, Luis Flávio Sapori, criticou o projeto de reestruturação da polícia. (VBF)
Folha - O que o sr. acha do projeto?
Luis Flávio Sapori - Vejo com preocupação e tristeza porque significa um paliativo para um problema emergencial, que é a carência de recursos humanos. É uma medida ruim para a população porque concentra serviços policiais em poucas unidades.
Qual seria a solução?
Melhorar os recursos humanos, melhorar e ampliar a produtividade e qualidade dos seus serviços e, terceiro, aproximar-se mais da cidadania.
Fonte: Folha de São Paulo e Professor Ricardo
São Sebastião: Com delegacia fechada moradores ficam com medo
Eles temem aumento na criminalidade da região do bairro Enseada
Em São Sebastião, moradores do bairro Enseada estão com medo. A delegacia que atende a região será fechada e eles temem o aumento na criminalidade. O prédio onde funciona o 3º DP, no bairro Enseada, tem dois investigadores, um escrivão e o delegado, que responde por outras duas delegacias de São Sebastião.

Com a polícia por perto a comunidade se sente mais protegida, mas em breve o local estará de portas fechadas para a população. Sem a delegacia, o medo dos moradores é que a criminalidade no bairro aumente, e a segurança fique mais distante da realidade deles. “Com ela a gente já estava meio inseguro, agora sem ela, estamos largados,” afirma um morador.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda “Tem gente soltando fogos porque vai fechar a delegacia. Quem solta fogos hoje, quando fechar, vai aterrorizar a gente,” conta uma moradora.

Para registrar um boletim de ocorrência, agora, os moradores terão que percorrer, aproximadamente, doze quilômetros até a região central.

Vanilton, que tem um comércio na rua da delegacia, já trabalha preocupado com o futuro do negócio. “A gente sempre teme sobre assalto e roubos em qualquer lugar, mesmo com a delegacia ou não. Com a delegacia é mais difícil, o pessoal inibe mais todo mundo, todos os bairros sem delegacia ficam vulneráveis,” relata o comerciante Vanilton Gomes.

O três funcionários que trabalham na delegacia que será fechada serão transferidos para o 1º DP. O delegado seccional informou que a medida faz parte de uma readequação feita pelo estado, e disse que a mudança não deve prejudicar os atendimentos da Polícia Civil. “O trabalho de investigação vai ser, na verdade, otimizado e não prejudicado. A população precisa entender que a existência física do prédio não é o que traz segurança, o que traz é um trabalho de investigação efetivo, rápido, feito dentro da lei, mas efetivo,” explica o delegado Odair Bruzos.

Ainda segundo o delegado, a mudança deve acontecer até o fim deste mês
Fonte:http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=95132&id2=1

CÂMARA DE PRAIA GRANDE: MOÇÃO DE REPÚDIO AO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN

Câmara municipal de Praia grande faz repúdio a segurança publica do Governador Geraldo Alckmin

 

Fonte:O Blog do delegado perseguido por Alckmin JORNAL FLIT PARALISANTE

4 comentários:

  1. na verdade o governador quer maquiar as estatisticas que provam que a criminalidade esta tomando conta da população que esta a merce dos bandidos. com o fechamento das dps a população ficara mais longe das delegacias onde as ocorrencias na sua maioria não serão registradas assim então não vão aparecer nas estatisticas, então assim o nosso ilustrissimo governador podera nas proximas eleições dizer que baseado em estatisticas que não são verdadeiras que a criminalidade diminuiu. enquanto isso os policiais militares e civis ganham um salario de fome que mal da para se sustentarem.

    ResponderExcluir
  2. se tem uma raça que tem que desaparecer são os tucanos, que onde colocam a mão só fazem merda, ao em ves de almentarem os funcionarios da segurança publica e pagarem um salario dignino, diminuem o numero de delegacias e prejudicam a população. por ex: "na minha cidade o governo do estado mandou quatro viaturas novas equipou a delegacia com computadores ficou legal mais inutil pois não tem funcionarios para investigar e nem para elaborar boletim de ocorrencia visto que a falta de funcionarios não é só na minha cidade e sim em todas as delegacias de municipios pequenos." então é mais facil acabar com o que tem do que aumentar o efetivo para melhorar o atendimento da população . pois a população so presta mesmo para votar e mais para nada ou estou errado? pelo menos é o que estou entendento dos nossos governantes então continuem votando nos tucanos é que nem disse um amigo o povo vai sempre ser cutucado atraz.o governo vaz oq quer e quando quer com o povo e o povo fica quieta. quem cala concorda .

    ResponderExcluir
  3. Uma verdadeira vergonha... o governo quer entregar os cidadãos aos bandidos , que ficam desprotegidos sem a polícia ..... Pois como diz o ditado "nada é tão ruim, que não possa piorar".......um absurdo isso ....

    ResponderExcluir
  4. quer economizar com segurança pública,essa é a politica neoliberl,o povo aprova e continua sendo assaltado

    ResponderExcluir