domingo, 22 de maio de 2011

Geraldo Alckmin e a obsessão tucana por privatização,é a vez da saúde

Privatizações ou entreguismo  do estado de SP de Alckmin ,Covas e Serra
Créditos da Figura :Blog Limpinho e Cheiroso
Está sendo mal recebida - e nem poderia ser diferente - a decisão do governador tucano Geraldo Alckmin de aumentar de 3% para 12% a taxa de privatização de atendimentos no complexo hospitalar do Hospital das Clínicas (HC-USP), o maior centro médico do país e um dos maiores da América Latina.
Além do viés privatizante, inerente ao DNA do PSDB, o governador tomou a decisão pelo atendimento privado no HC, porque os tucanos acham que esta é a solução para o mau e moroso serviço prestado na instituição. Nela, pacientes do SUS e do atendimento pela rede pública, em geral, têm de esperar entre 8 e 14 meses para fazer exames especializados como, por exemplo, os cardíacos infantis.
A decisão do governador requer uma análise sob dois aspectos: 1º, ele tem que cuidar da saúde pública, é seu dever, foi eleito para isto, para fazer avançar o SUS e não para ficar privatizando e elitizando a Saúde; 2º, isso não significa que os hospitais do Estado não possam atender ao público que tem convênios médicos. Podem, mas subsidiariamente, mantendo o atendimeno aos pacientes do SUS nos hospitais públicos como prioritário.
Esta privatização tucana, em particular, tem outro aspecto que precisa ser analisado: o fato de que os planos privados de saúde nunca terem pago a totalidade do que deviam à rede pública. Eles devem ao Estado pelo atendimento de seus pacientes particulares em hospitais públicos como o HC.
Os planos médicos entraram com ação na Justiça desde 1998, quando foi feita a lei obrigando-os a ressarcir a rede pública pelo atendimento de seus clientes. Desde então, há 13 anos, para não pagar, protelam o andamento do processo judicial em cada instância. (Veja, também, Serra é acusado de destruir projeto de educação).
Fonte:BLOG do Zé

Nenhum comentário:

Postar um comentário