quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Administração tucana de São Paulo leva o Estado a beira do caos por 16 anos e só agora a Globo, que fez campanha eleitoral para Serra e Alckmin, denuncia. Acorda Paulistada.

Em dois anos, o número de cidades que não tem delegado titular dobrou

O número de cidades que não tem um delegado titular na região de Ribeirão Preto dobrou nos últimos dois anos -- dentre os 92 municípios que fazem parte da área de cobertura do Deinter-3, 24 cidades -- o equivalente a um terço -- enfrenta este problema diariamente.

A carência de profissionais reflete nos serviços prestados à população. Em Barrinha, por exemplo, o pai de um rapaz de 28 anos, desaparecido desde o dia 29 de maio, não consegue falar com o delegado. "Aqui parece que a coisa é parada. Eu já fiz boletim de ocorrência, fui na delegacia e eles só falam que estão esperando uma resposta. Procurei o delegado uma vez e disseram que ele tinha ido pra Sertãozinho. Uma vez que eu encontrei o escrivão, ele disse que o delegado só chegava a noite", afirmou Renato do Carmo, que nunca encontrou o delegado.

A reportagem da EPTV chegou a ir na delegacia de Barrinha mas, como já era de se esperar, o delegado não estava.

De acordo com um representante da Associação dos delegados de polícia do Estado de São Paulo (Adpesp) Haroldo Chaud, falta investimento. "No último concurso para delegado de polícia, que foi em 2008, dos 180 delegados contratados, cerca de 30 já migraram para outras carreiras. A solução seria um melhor investimento do Estado na carreira de delegado de polícia para que a gente não perca mais colegas para outros Estados que pagam melhor, para outras carreiras jurídicas, ou possivelmente desistam para advogar por causa da falta de investimento", afirmou.

Para a presidente do Sindicato dos policiais civis Maria Alzira da Silva, o problema também atinge os investigadores. "Todas as carreiras trabalham no sentido da investigação, mas em especial os investigadores. A medida que o investigador não tem condição de diligenciar, evidentemente que o crime não é esclarecido. A população é que sofre com essa falta de pessoal".

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), existem quatro concursos em andamento na Polícia Civil para selecionar delegados, investigadores, escrivães e agentes de telecomunicação. Ainda segundo a SSP, 1.350 profissionais serão remanejados do Detran e reforçarão o quadro da polícia. Porém, não há um prazo para resolver o problema de falta de delegados que hoje atinge 210 municípios do Estado.

Cidades sem delegados titulares

Região de Franca: Itirapuã, Rifaina, Ribeirão Corrente, Jeriquara, Restinga, São José da Bela Vista, Buritizal e Aramina.

Região de Barretos: Colômbia e Jaborandi.

Região de Bebedouro: Terra Roxa, Taiaçu e Vista Alegre do Alto.

Região de Sertãozinho: Barrinha, Dumont, Pontal, Pradópolis, Jaboticabal, Taquaral e DDM de Sertãozinho.

Região de Ribeirão Preto: Santa Cruz da Esperança, Serra Azul, Guatapará, Santo Antônio da Alegria e Cássia dos Coqueiros
Fonte: EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário