sábado, 4 de julho de 2015

Alckmin corta distribuição de leite para 37 mil crianças

Mãe e filho falam de corte no programa do leite

Folha de S.Paulo

A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) cortou a distribuição de leite do projeto Viva Leite, que atende a população mais carente do Estado, de 37 mil crianças.
Antes, o programa, que garante 15 litros de leite ao mês aos beneficiados, atendia crianças de seis meses a seis anos e 11 meses.
Desde quarta-feira, passou a atender só as de um ano a cinco anos e 11 meses.
Antes do corte, 353 mil crianças eram beneficiadas.
O corte foi anunciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social às prefeituras, responsáveis pela distribuição do leite às famílias.
A pasta sofreu um contingenciamento de 10% neste ano.
Prefeituras relataram que o Viva Leite vem registrando desde o começo do ano uma redução da oferta, seja na quantidade fornecido, seja na inclusão de beneficiados.
Resposta
O secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, afirmou que a decisão de reduzir a faixa etária foi "técnica".
Pesaro disse que ela se fundamenta no Programa Nacional de Alimentação Escolar, pelo qual as crianças de seis anos matriculadas já recebem alimentação suplementar nas escolas. Afirmou ainda que o corte para bebês de até um ano visa incentivar o aleitamento materno.
Ele negou que o corte de verbas tenha afetado o Viva Leite.
"Estamos focalizando o programa e dividindo por esferas de governo [federal, estadual e municipal] quem é responsável por cada faixa etária."

Um comentário:

  1. O título da matéria não condiz com seu conteúdo. Os dados exibidos mostram que a verba este ano aumentou. Como explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro não houve diminuição de crianças atendidas, e sim uma readequação dos critérios. Como também explicou Pesaro, os demais entes federativos, municípios e União, tem que assumir suas responsabilidades. O Governo de SP tem arcado com muitas responsabilidades federais e municipais. Cada um tem que cumprir seu papel.

    ResponderExcluir