terça-feira, 25 de março de 2014

MP apura se presidente da CPTM atuou em cartel

Mário Bandeira é suspeito de ter recebido propina da Alstom, Bombardier e CAF, acusadas de esquema que fraudou licitações em governos tucanos de 1998 a 2013; em depoimento do ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer à PF, o executivo disse que em 2005 o presidente da CPTM avisou a ele que deveria passar a tratar de suborno com o vereador José Aníbal (PSDB), e não mais com Rodrigo Garcia (DEM), que era deputado estadual
25 de Março de 2014 às 07:52
247 - O Ministério Público abriu investigação sobre a suspeita de que o presidente da estatal paulista CPTM, Mário Bandeira, recebeu propina de três empresas acusadas de participação no cartel que fraudou licitações em governos tucanos desde Mario Covas, em 1998.
Promotores se baseiam em informações enviadas pela Justiça da Suíça. As multinacionais em questão seriam a Alstom, Bombardier e CAF e o suborno pode ter sido intermediado pelos consultores Arthur Teixeira e Sérgio Teixeira.
Em depoimento do ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer à PF, o executivo disse que em 2005 o presidente da CPTM avisou a ele que deveria passar a tratar de suborno com o vereador José Aníbal (PSDB), e não mais com Rodrigo Garcia (DEM), que era deputado estadual.
O atual diretor de Operações da CPTM José Luiz Lavorente e o ex-diretor administrativo da companhia Antonio Kanji Hoshikawa também são alvo investigação comandada pelo promotor César Dario Mariano Silva.
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) também indica que Bandeira estava ciente da ação do esquema de cartel para fraudar licitações de manutenção de trens em 2012 no valor de R$ 1,1 bilhão.
O órgão instaurou na semana passada processo administrativo para apurar indícios de cartel em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com base em contratos feitos entre 1998 e 2013, totalizando 18 empresas, 109 funcionários e R$ 9,4 bilhões.
do 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário